Trata-se de uma antiga técnica de tratamento que consiste no estímulo de certos pontos na superfície do corpo, com o intuito de restaurar o equilíbrio orgânico. Podem ser utilizadas várias técnicas e materiais, como agulhas, injeção de medicamentos ou o próprio sangue dói animal (fármaco e hemopuntura respectivamente), massagens, e também o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir de uma erva medicinal chamada Artemísia vulgaris ou de carvão prensado.
QUAL SUA ORIGEM?
Há cerca de 5 mil anos, na China. De lá, ela se espalhou por vários países da Ásia. Com o tempo as técnicas e procedimentos foram evoluindo. Hoje já é comum o uso de eletricidade, magneto e laserterapia associada ao conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
PARA QUE SERVE?
Várias doenças podem ser tratadas pela acupuntura. Na MTC a doença é uma manifestação de desequilíbrio no organismo, e a acupuntura é uma forma de recuperar essa harmonia. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura encontram-se: paralisias, dores em geral, vômitos, diarréia, disfunções neuromusculares, sequelas de cinomose, hérnia de disco, espondilose (bico de papagaio), gastrite, estresse, distúrbios hormonais e respiratórios, paralisia facial, displasia coxo-femoral, incontinência urinária e fecal, prolapsos etc.
SERÁ QUE DÓI?
Normalmente não. Na maioria dos casos ao sentir a energia do ponto ser ativada (sensação De Qi), o animal pode sentir um desconforto e reclamar. A sensação é parecida com um leve choque.
COMO FUNCIONA?
O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente esclarecido. Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores). A acupuntura teria também ação antiinflamatória por estimular a produção de esteróides endógenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário