sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cuidados com o filhote

O filhote chegou. Calma! Nada de pânico! Estas informações vão ajudar a tirar algumas dúvidas. Bommm...vamos ao que interessa! Seu bebê precisará ser aquecido, pois o sistema te termoregulação não nasce pronto; por isso os filhotes ficam sempre pertinho da mãe. Como o seu órfão não terá o colo materno para deixá-lo quentinho, você terá que fazê-lo. Nas clínicas, usamos colchões térmicos especiais que fazem este trabalho, mas em casa prepare algo como uma caminha ou um tapetinho; arrume tudo dentro de uma caixa (pode ser uma caixa de transporte). Se tiver algum material que sirva de isolante térmico, melhor. Coloque num cantinho bem quente na casa e pronto. Providencie agora comedouro e bebedouro, tomando cuidado para evitar bebedouros profundos, para evitar que o filhote acabe se afogando ao tentar beber água.
Como qualquer criança, nosso bebê precisa brincar; seus dentinhos também incomodam ao irromper e ele precisará de algo para morder nessa fase. Poupe seus pés e mãos dando-lhe brinquedos resistentes, porém macios.


BANHO
Nos primeiros dias recomenda-se banho a seco. Depois da fase inicial, pode-se usar água levemente aquecida. É importante lembrar que não se deve molhar os ouvidos, para evitar a umidade (que as bactérias adoram). Evite também dar banho nos horários mais quentes do dia. Use xampú próprio para cães filhotes e evite a região dos olhos. Ao término do processo, seque o bebê com toalha e secador.


DENTES
Quanto à higiene oral, o ideal é acostumar o filhote a escovar os dentes todos os dias, se isso não for possível, deve-se fazê-lo ao menos duas vezes por semana.
O animal não sabe que deve expelir o creme dental e não engoli-lo, portanto use sempre creme dental específico para animais, pois os de uso humano podem trazer problemas gástricos.Existem vários produtos que ajudam a diminuir a deposição de placa bacteriana nos dentes do seu cão. Consulte seu médico-veterinário.


OUVIDOS
Procure limpar os ouvidos do animal pelo menos duas vezes por semana, com produtos próprios para isso. Se você não conhece a anatomia do conduto auditivo do seu pet, evite usar cotonetes. A limpeza freqüente ajuda a prevenir as inflamações (otites) tão comuns nos ouvidos dos animais de estimação.

NUTRIÇÃO
Durante as primeiras 12 horas de vida, é imprescindível que o animal receba o colostro. Este deve ser a primeira alimentação que o filhote receberá. Ao nascer o filhote não tem algumas das mais importantes imunoglobulinas (anticorpos). É no leite materno que elas estão. Sem o leite materno, o filhote ficará muito mais suscetível a contrair tanto infecções no período neonatal quanto no futuro. O filhote toma o leite materno até 4 semanas de idade e então começa o desmame.
Em se tratando de filhotes órfãos, há no mercado inúmeras formulações de sucedâneos do leite.
Em breve postarei uma receita de “leite” caseiro para filhotes de cães e gatos.

A transição do leite para outro tipo de alimento deve ser gradual. Primeiro faça um mingau de ração e água, aumentando a consistência gradativamente. Isso se consegue eliminando a água aos poucos, até que o alimento torne-se totalmente seco. Mas nunca use produtos como farinhas e cereais de uso humano. Muita gente faz isso e acaba causando impactação, obstruindo o trânsito intestinal do filhote.
É sempre importante que o animal tenha à sua disposição água limpa e fresca e filtrada o dia todo
O filhote é um ser em pleno desenvolvimento e nessa fase uma nutrição adequada é um fator importantíssimo para o seu crescimento, promovendo condições para uma boa saúde. Use rações específicas para filhotes, preferencialmente de boa qualidade. O animal que recebe uma boa alimentação dificilmente precisará de suplementos alimentares. Por falar nisso, nunca administre suplementos nutricionais sem indicação médica. Muita gente acrescenta por conta própria minerais (cálcio, por exemplo) e vitaminas, sem saber que quantidades inadequadas desses produtos podem prejudicar bastante a saúde dos pets, prejudicando o desenvolvimento ósseo do filhote e predispondo até mesmo a cálculos renais.
Durante o desenvolvimento do animal é importante que haja um acompanhamento veterinário, para avaliar sempre o peso, condição corporal, e dieta.Dê a ração para filhotes até os doze meses e ao menos duas vezes ao dia. A quantidade vai depender da raça, da atividade física e do metabolismo próprio de cada animal. De qualquer forma, quantidades grandes de ração numa única refeição devem ser totalmente evitadas.
Em breve postarei dicas sobre vacinação e vermifugação dos bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário