sábado, 16 de julho de 2011

Primeiros cuidados: vacina e vermífugo

Continuando nossas explicações sobre cuidados iniciais com o filhote, vamos esclarecer dois pontos de extrema importância: quando vacinar e quando vermifugar seu filhote. Não toma muito tempo e pode salvar a vida de seu novo amigo.

VERMIFUGAÇÃO
Aos 15 dias de vida o filhote (do cão ou do gato) deve receber sua primeira dose do antiparasitário, que vai combater vermes nematódeos, cestódeos etc. O esquema de vermifugação depende muito da região e do médico-veterinário. Cada profissional escolhe um esquema que mais lhe agrade. Pessoalmente tenho recomendado no início quatro doses com intervalo de oito dias entre si.
Após esta primeira etapa, devemos repetir a vermifugação a cada 3 ou 4 meses, porém com duas doses apenas, num intervalo de 21 dias.

VACINAÇÃO
É de extrema importância vacinar o animal. O custo das vacinas pode pesar um pouco na hora, mas, acredite: se seu bichinho adoecer, dependendo do caso, você poderá gastar, num dia, o que gastaria com todo o esquema vacinal. Evite isso, vacine.
Existem vacinas de vários fabricantes diferentes; vacinas boas e vacinas não tão boas...Exija sempre o carimbo com a assinatura do médico-veterinário. Os laboratórios mais confiáveis são aqueles que tem um rígido controle de qualidade de seus produtos. A assinatura do veterinário ajuda essas empresas nesse controle, pois quaisquer problemas pós-vacinais são imediatamente identificados e reportados ao fabricante da vacina pelo veterinário responsável.

O esquema inicial de vacinação PARA CÃES é o seguinte (à exceção da V10 , as datas podem ser alteradas a critério do veterinário):

1º Dose da V10 - 45 dias
2º Dose - 66 dias
3º Dose - 87 dias
4º Dose - 108 dias

1º Dose contra giárdia - 108 dias
2º Dose contra giárdia - 129 dias


1º Dose contra Bronquite infecciosa canina - 108 dias
2º Dose contra Bronquite infecciosa canina - 129 dias

Anti-rábica: 87 dias

Vacina contra a Leishmaniose: A partir dos 4 meses de idade.

Já no caso dos GATOS, segue-se este esquema:

1a Dose da quádrupla: 45 dias
2a Dose da quádrupla: 66 dias
3a Dose da quádrupla: 87 dias

Anti-rábica: 87dias
ATENÇÃO: TODAS AS VACINAS REQUEREM REFORÇO ANUAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário