segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hérnia de disco


A dor nas costas é algo que atormenta muitos seres humanos. Na verdade é raro conhecer alguém que nunca tenha se incomodado com aquela pontada perto do pescoço ou aquele desconforto na lombar.  
Nossos problemas começaram há milhares de anos, quando deixamos de viver em árvores, como os outros primatas, e passamos a viver com os pés no chão. Gradativamente nossa postura foi ficando mais ereta e a força exercida na coluna tornou-se bastante centrada em seu eixo vertical, forçando os discos de uma forma para a qual eles não estavam preparados. Nos animais quadrúpedes, o corpo assume posição horizontal, fazendo com que o peso dos órgãos internos exerça uma força que traciona a coluna para baixo, causando lordose. Neles, este problema é compensado por uma musculatura extremamente adaptada. Além disso, nossos amigos de quatro patas raramente cometem os pequenos erros comuns dos humanos, como o sedentarismo e os vícios posturais nocivos.  

Mesmo assim, cães e gatos não estão imunes aos problemas de coluna. Nos animais mais idosos é comum vermos hérnias de disco, espondilose (bico de papagaio), discoespondilite, calcificação etc.  Por ter uma coluna mais extensa, os dachshunds e bassets são bastante predispostos aos distúrbios desse tipo.

O disco intervertebral funciona como um pequeno amortecedor que fica entre uma vértebra e outra, impedindo o atrito entre elas e suavizando o impacto dos movimentos. Ele é feito de um tecido fibroso, possuindo em seu interior, um núcleo pulposo, semelhante a uma gelatina. Quando o disco se torna desgastado ou sofre alguma lesão que o possa romper, sua massa projeta-se em direção ao canal medular.   
Ao pressionar a medula, a herniação causa literalmente um corte na passagem da informação nos tratos nervosos.

Para entender melhor, vamos a uma pequena e simples explicação anatômica:
A medula espinhal passa por dentro da coluna e faz parte do sistema nervoso central, ligando-se diretamente ao cérebro. Imagine um cano grosso dentro do qual passam outros vários canos finos, como canudinhos. Pois bem; esses canudinhos são os diversos tratos por onde a informação é levada dos mais variados locais do corpo (órgãos, membros etc) até o cérebro.
Entre as vértebras temos orifícios por onde saem os nervos que vão suprir o organismo. Estes ramos são chamados de raízes nervosas. Uma das funções do disco é também servir de proteção para essas raízes e quando ocorre uma hérnia, elas também são comprometidas.
Quando a hérnia pressiona um dos tratos medulares ou alguma raiz nervosa, a informação que passa por ali fica comprometida. Um exemplo: a protrusão do disco pode pressionar um trato espinhal responsável pela inervação dos membros posteriores e causar paralisia desses membros.

A gravidade da lesão depende da velocidade com que é aplicada a força compressiva, do grau de compressão e da duração desta compressão. Os principais sintomas clínicos observados são: dificuldade de locomoção, paralisia dos membros, e incontinência ou retenção urinária e/ou fecal. Pode haver dor local, mas geralmente a sensibilidade à dor nos membros está diminuída ou até ausente.
O tratamento varia com a gravidade da lesão e pode ser conservativo ou cirúrgico. O tratamento conservativo preconiza o repouso absoluto e o uso de antiinflamatórios e nutracêuticos. A fenestração cirúrgica do disco é a opção em animais com quadros mais graves. Nesse contexto, a acupuntura surge como terapêutica de grande importância, podendo auxiliar tanto no tratamento conservativo quanto no cirúrgico.

A ação da ACUPUNTURA se dá de várias formas: primeiro, causando analgesia e diminuindo o desconforto causado pela dor; segundo, através de sua poderosa ação antiinflamatória e, em terceiro lugar, promovendo relaxamento muscular, o que reduz a tensão na musculatura, que normalmente está contraída por causa da dor.
A literatura científica diz que nos animais que perdem a sensação de dor profunda, o prognóstico é reservado, sendo mais difícil sua recuperação. Contudo, temos tido alguns pacientes sem dor profunda que, após 8 a 12 tratamentos demonstraram melhoras significativas (ver caso clínico, ao final do post).

Em caso de acidente com lesão à coluna, deve-se manter o animal em repouso, manipulá-lo com o máximo de cuidado e encaminhá-lo a um médico-veterinário imediatamente. O animal acidentado necessita passar por exames e observação para descartar outros problemas e lesões que tragam risco à vida, como ruptura de órgãos internos, toxemia etc.
Para o diagnóstico exato da herniação, faz-se necessário um minucioso exame radiológico contrastado (mielografia), a fim de enumerar e localizar com precisão as lesões.


Caso Nino
Nino, um Dachshund de 6 anos, estava fadado à eutanásia. Chegou ao consultório sem movimentos nos membros posteriores, nos quais não havia sensação de dor profunda.  Todos os reflexos relativos a estes membros estavam diminuídos. O animal apresentava ainda incontinência urinária e fecal. Foi feito exame radiográfico da coluna, no qual evidenciou-se protrusão de disco entre as vértebras torácicas T10 e T11, T12 e T13 e entre as lombares L1 e L2.
O animal era extremamente estressado e arisco, o que aumentava a tensão em sua musculatura e dificultava ainda mais o tratamento. Às vezes tínhamos que fazer uma sessão de massagem antes da acupuntura, para tentar deixá-lo mais relaxado.
A sensibilidade à dor profunda foi recuperada em 30 dias. Em seguida concentramo-nos na força e no movimento nos membros. Ao fim do tratamento, que durou cerca de 3 meses, ele voltou a andar. É certo que voltou a caminhar com alguma dificuldade de equilíbrio, mas, para um animal que poderia ficar paralítico, os ganhos foram enormes. A incontinência urinária permaneceu ainda por alguns meses, mas aos poucos foi se normalizando.

Referências:
Acupuntura no Tratamento das Afecções Medulares. (Joaquim, Jean G.F.).

Reversão de paralisia em cão da raça Dachshund com tratamento por acupuntura. (Reginaldo Lourenço, Ana Helena Macedo Gouvêa e Mariney Flávia Pereira Di-Tanno Ramalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário