quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gatos x Água


Há proprietários -e não são poucos- que, no consultório, perguntam se gato pode tomar banho. Eu particularmente, mesmo que queira, não consigo encontrar um motivo que os impeça de frequentar o pet shop! Gato toma banho sim; gato gosta de água sim. O problema dos felinos com a água não está em molhar-se, mas em bebê-la.  
Sabe aquele esquecimento que muitos de nós temos? Passamos o dia inteiro atarefados e acabamos esquecendo de nos hidratar? Pois bem: o gato leva isso muito a sério e é um dever dos donos estimulá-los a aumentar a ingestão de líquidos.
Os antigos ancestrais dos felinos modernos eram animais adaptados à vida com pouca água, pois viviam em savanas e desertos. Essa adaptação lhes permitia eliminar os metabólitos e as toxinas corporais numa urina bastante concentrada, sem precisar de muita quantidade de água. Nossos felinos de hoje ainda apresentam capacidades parecidas, porém, seus hábitos alimentares são completamente diferentes dos de seus antepassados, o que os impede de viver sem um bom suprimento de água.

No gato a baixa ingestão de água pode levar a sérios problemas urinários, desde simples infecções urinárias até a insuficiência renal crônica.

É muito comum encontrarmos felinos com dificuldade em urinar. Proprietários de gatos do mundo todo sabem bem do que estou falando: o animal tenta desesperadamente, mas não consegue fazer xixi. O problema não é simples. Qualquer tipo de obstrução ao fluxo urinário deve ser encarado como uma emergência e o paciente deve ser levado imediatamente ao veterinário.
Quando o gato (ou mesmo o cão) não urina. Esta vai se acumulando e pode acabar causando uma ruptura da bexiga. Caso isso aconteça, o paciente precisa de cirurgia imediata.
Aqui vão algumas dicas para estimular seu gato a se hidratar melhor:
1.    Espalhe bebedouros por vários locais da casa: Imagine um gatão de 6 quilos preguiçosamente deitado numa sombra no local mais ventilado do jardim...você acha mesmo que ele vai se levantar para ir beber água lá na área de serviço, a 30 metros de distância? Eu acho que não;
2.    Mantenha a água sempre limpa e fresca;
3.    Não use água muito clorada. O gato pode recusar;
4.    Mantenha bebedouros impecavelmente limpos: felinos são animais muito asseados. Alguns simplesmente recusam-se a comer ou beber em vasilhas sujas;
5.    Gatos adoram tomar água corrente, porque a água em movimento é mais limpa. Uma opção para isso é usar aquelas fontes decorativas;
6.    Faça sopinhas misturando ração úmida (em sachê) com água: Isso é muito bom, sobretudo para gatos doentes, porque alimenta e hidrata simultaneamente;
7.    Se você mora numa cidade muito quente, adicione um cubinho de gelo à água. Isso a mantém fresquinha, principalmente no verão. Há gato que adora!!

De qualquer forma, observe se o gato bebe muita água, se urina muito, se há perda de apetite ou emagrecimento. Esses podem ser sinais de doença grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário