terça-feira, 8 de março de 2011

Um pouco sobre rações

Antes do advento das rações industrializadas, as pessoas alimentavam seus bichinhos com restos de suas refeições ou com algum alimento caseiro de fácil preparo. Em 1860, o americano James Spratt produziu o primeiro alimento industrial de animal de estimação, chamado "bolo para cão" e em 1907, surgiram os biscoitos da Milk-bone, criados pela F.H. Bennett Biscuit Company. Começava a era das rações comerciais.
A ração enlatada dominou o mercado até a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, quando o esforço de guerra direcionou a produção de latas para as rações dos soldados. Isso ocasionou o surgimento das rações secas, que evoluíram para se tornar o alimento em pellets que conhecemos hoje.

É certo que a ração é um alimento balanceado. Mas é certo também que aquelas bolinhas que damos aos nossos bichos não parecem em nada com os ingredientes que lhes dão origem: carne, milho, trigo etc. O que quero dizer com isso? Que não adianta ser apenas “balanceada”: a ração tem que ter digestibilidade. E isso vai depender unicamente da qualidade dos produtos usados na sua fabricação. É por isso que existem rações que são muito baratas e outras muito caras.
Mas o que é digestibilidade? De uma forma bem simplista, significa o quanto daquele alimento que foi engolido será digerido, absorvido e utilizado pelo organismo. As rações de alta digestibilidade são chamadas Premium e Super Premium. Cães e gatos que consomem esses alimentos absorvem melhor os nutrientes de alta qualidade ali presentes, de forma que a quantidade oferecida não precisa ser grande, o que inclusive ajuda a reduzir a quantidade de fezes do animal.

Hoje em dia a variedade de rações é enorme: há produtos especiais para filhotes, fêmeas prenhes, adultos, idosos e muitas outras. Há cerca de 25 anos surgiu um novo segmento: o das rações medicamentosas, para tratamentos de animais com problemas como cardiopatia, doença renal, câncer etc.

Alimentos dos mais variados tipos não faltam. Como médico veterinário, recomendo uma alimentação saudável. Se você não tem tempo para calcular e preparar uma comidinha caseira para seu animal, procure ao menos dar-lhe uma ração de qualidade. Em breve postarei textos sobre alimentação caseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário