quinta-feira, 17 de março de 2011

Como economizar no veterinário

Criar um animal exige cuidados, qualquer um sabe disso. Mas algumas vezes esses cuidados podem representar gastos altos e imprevistos no seu orçamento, não é mesmo? Também sabemos que tratamento veterinário nem sempre é barato. Mas se você usar seu bom senso, pode economizar um bom dinheiro. Veja nossas recomendações básicas:
1-      Vacinas e vermífugo
Vacine anualmente seu animal com vacinas de qualidade, aplicadas por médicos veterinários habilitados para isso. Exija a carteirinha assinada e carimbada.
Atente para a vermifugação do seu pet. Como foi dito em relação às vacinas, procure usar produtos de eficácia comprovada.
Obs.: Evite a chamada “economia burra”.  Se um produto custa 15 reais e outro, similar, custa 35 reais, desconfie;

2-      Atividade física
Não somos apenas nós humanos que temos que malhar para ter saúde. Faça seu animal caminhar, brinque com ele, faça-o se movimentar;

3-      Alimentação de qualidade e adequada
Uma boa alimentação, seja natural ou na forma de ração, dispensa suplementações. Se você tem como proporcionar um alimento de boa qualidade, faça-o;

4-      Água
Estimule seu animal a ingerir bastante água (principalmente os gatos). A boa hidratação é imprescindível para manter o organismo equilibrado (o que chamamos homeostase);  

5-      Use a coleira!!!
“Ah não!!! ele é muito obediente. Não precisa disso não!”
A coleira foi inventada para ser colocada no pescoço do cachorro, não foi? Animais obedientes são atropelados todos os dias por causa da irresponsabilidade de donos que os levam a passear sem a bendita coleira;

6-      Evite o estresse
Você vai viajar? Ta recebendo visitas em casa?  Sua cadelinha está perto do cio? Tem um sobrinho psicopata que balança o animalzinho pelas orelhas? Vizinho frustrado que só escuta música na maior altura? Tudo isso são elementos que causam estresse ao animal. Mudanças na rotina, barulho, tensão constante são apenas alguns dos fatores que podem causar doenças pela depressão do sistema imunológico. Sim! É isso mesmo! O estresse baixa as defesas do animal. Acupuntura e/ou terapia floral são boas opções de tratamento nesses períodos conturbados.

7-      Cuidados de higiene
Você toma banho todos os dias, não é? Então, por que fazer a higiene do pet apenas uma vez ao mês? Banho semanal, escovação dentária (se possível, diária), limpeza dos olhos e ouvidos...tudo isso ajuda a diminuir as idas ao Hospital por problemas como otites, tártaro, dermatopatias etc;

8-      Check up anual
Seu bichinho tem saúde de ferro? Eu também. Mas isso não quer dizer que eu não vá ao médico pelo menos uma vez ao ano para verificar as famosas “taxas”. Leve seu superdog e peça no mínimo uma avaliação hematológica, além da avaliação renal e hepática, por ano.
9-      Castração / Ovariosalpingohisterectomia (OSH)
Essa é para quem gosta de aplicar o “remédio do cio”. Gente! Pelo amor de Deus! O uso de anticoncepcionais predispõe enormemente a fêmea a desenvolver infecção de útero (piometra) e câncer. Se sua bichinha tiver algum desses problemas, terá necessariamente que fazer uma cirurgia, então, não é melhor que se faça antes? Aliás, o procedimento cirúrgico da piometra é bem mais caro que uma OSH eletiva.
Eu, particularmente, no meu trabalho, não aplico anticoncepcionais. Mando procurar outro veterinário.

10-   Auto-medicação.
Temos uma postagem sobre isso. Leia:

11-   Não minta ao veterinário.
No consultório, explique detalhadamente o que está acontecendo com o animal. Não minta, não omita! Sua mentira pode significar a morte de seu companheiro fiel.
Certa vez atendi um cão intoxicado cuja proprietária disse que ele havia ingerido um cigarro comum. Eu sabia que só isso não causaria os sintomas observados, então pressionei e ela revelou tratar-se de um cigarro de maconha.
Não é só isso! Tem gente que chega com um bicho esquelético, sujo, prostrado, inconsciente e cheirando mal e ainda tem a audácia de dizer: “foi de ontem pra hoje!”.
Em casos como este nós não questionamos por uma questão de ética, mas no fundo sabemos que não é verdade.
  
12-   Seja educado.
Essa vale para qualquer pessoa em quaisquer situações na vida. Onde quer que você vá exija um excelente atendimento, mas seja  sempre cordial com as pessoas! Não destrate o funcionário só porque acha que tem um "nível" maior que o dele. O fato de estar pagando por um serviço não lhe dá o direito de humilhar ou elevar a voz para ninguém. O mundo não gira em torno de nós, portanto, vamos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Você pode (e deve) exigir ser bem  tratado e atendido, mas há várias maneiras de se fazer isso.
O que educação tem a ver com economia? Não muito. Mas com certeza ajuda na hora de pedir um descontinho na loja de roupas, no restaurante ou na clínica veterinária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário