Geralmente as pessoas escolhem o comedouro ou bebedouro do animal pela cor, não é? Às vezes para combinar com a coleira, com a parede da área de serviço, com o próprio pêlo do bichinho...outras vezes a escolha se faz pelo preço ou pelo tamanho do recipiente. Muitos não atentam para o fato de que alguns materiais podem trazer prejuízos sérios tanto em curto quanto em longo prazo à saúde do animal.
Potes de plástico podem liberar o Bisfenol A (ou BPA), uma substância nociva usada na produção do plástico. Proibido em vários países, no Brasil o BPA é utilizado na produção de garrafas, vasilhas plásticas e, pasmem, até mamadeiras!
Segundo estudos, o Bisfenol A pode estar envolvido no desenvolvimento de alterações neurológicas, hormonais e até neoplásicas.
Além disso, os comedouros de plástico, após pouco tempo de uso, apresentam ranhuras e deformações de difícil higienização e que podem facilmente acumular bactérias e outros microorganismos patogênicos. Esse é um defeito também dos potes de alumínio. Estes, inclusive, podem ser até mais nocivos, pois, como metal pesado que é, o alumínio liberado na água e comida causa intoxicação em longo prazo.
Procure usar comedouros e bebedouros de vidro, e aço inox ou de cerâmica polida e pintada, que são materiais de fácil limpeza e não eliminam substâncias prejudiciais. Independentemente do material, use sempre água quente para lavá-los, afinal, a higiene deve ser rigorosa e, se possível, diária.
Mantenha água fresca à vontade para seu pet, mas nunca deixe a comida exposta o dia todo no comedouro. Acostume seu animal a comer nas horas certas. Se ele não quiser comer, retire o alimento e descarte-o no lixo. Isso traz disciplina e saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário